sábado, 15 de dezembro de 2012

Refelxão Semanal



Dia 16 de dezembro
3º Domingo do Advento
Evangelho (Lc 3, 10-18).
“Virá Aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”  (Lc 3, 16).

Este terceiro domingo do Advento é chamado o Domingo da Alegria e tanto a primeira leitura do Profeta Sofonias, como a carta de Paulo aos Filipenses, expressam este sentimento: o estar alegres no Senhor! A mensagem de João Batista continua na narrativa do evangelho, onde ele  nos ajuda na preparação da chegada do Senhor pelas orientações de vida dadas às pessoas que vem procurá-lo. Ele será ...
... a nossa alegria. Por isso o tema da conversão e mudança de atitudes predomina nesta passagem. Será necessária uma conversão pessoal e também uma conversão da sociedade para que possamos experimentar verdadeiramente as alegrias que o Salvador nos trará.
João Batista teve a humildade de apontar a grandeza d’Aquele que estava para chegar. Ele se julgou pequeno, nem mesmo capaz de agachar para lhe desatar a correia de suas sandálias. Ele estava preparando o povo com um batismo de água, mas Jesus Cristo traria a novidade do batismo no Espírito Santo e no fogo, isto é, o batismo que daria às pessoas a filiação divina e à identificação com Jesus Cristo: as graças conferidas pelo batismo. O cristão inicia seu seguimento a Jesus Cristo através do renascimento batismal.
Vejamos em que podemos ajudar as pessoas com quem convivemos em nossa casa, no ambiente de trabalho, na comunidade, para que possam se preparar dignamente para o Natal de Jesus. Ele deseja vir fazer sua morada em todos os corações humanos!

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário