quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Entrevista com Folia de Reis




ENTREVISTA

Entrevistado: José Bento de Paiva
Entrevistadora: Eliete Leal – Membro da Pascom
Tema: FOLIA DE REIS
Folia de São Sebastião de Ritápolis /MG
 Nome completo do responsável: José Bento Dias de Paiva
Idade: 59 anos
Tempo da folia: A mais de 100 anos vem passando de pai para filho.  Eu comecei aos 7 anos  para pagar promessa vestido de são Sebastião e dela  para cá não parei.

Entrevista:
Entrevistador: O que a Folia de Reis representa para o senhor?
Entrevistado: A folia para mim é repetir o que os reis magos fizeram: visitaram Jesus.  É como Jesus nascendo de novo; a visitação aos presépios representa a cena dos três reis magos Belchior, Baltasar e Gaspar. Os três reis magos na volta tiveram que fazer outro caminho porque já estavam sendo perseguidos.
Bastião como é chamado o palhaço não tem participação na visita dos reis magos a Jesus, é apenas um atrativo para divertir e alegrar o ambiente e as crianças.

Entrevistador: Que sentimento ela desperta?
Entrevistado: Os mais fortes sentimentos e emoção.

Entrevistador: As residências visitadas são cadastradas? 
Entrevistado: As residências não são castradas não é exigido é uma tradição folclórica e cultural. Não é uma festa que traz perigo. Antes pedia licença aos padres hoje em dia não precisa ele já nos recebe com maior alegria e satisfação, ajudando a manter a tradição.

Entrevistador: Quem pode receber  a visitação?
Entrevistado: Toda casa que tenha um presépio

Entrevistador: De que maneira são recebidos nas casas? Essa tradição promete continuar na paróquia?
 Entrevistado: Antigamente quando chegava às casas já podia ir entrando, hoje tem algumas casas que nem desligam a TV e não sabem como receber. Os mais jovens ficam sem saber o que fazer. Os mais velhos não estão passando para eles, então eu espero com este trabalho de vocês os jovens se interessem para que não acabe nossa folia é uma coisa boa para eles preservarem para não acabar. Na zona rural o povo nos recebe com muita alegria e satisfação não está deixando acabar.

Entrevistador: O que acontece durante a visita?
Entrevistado: O que acontece quando a folia chega à maioria das casas todos ficam emocionados choram de alegria e emocionam, é triste ver que não estão passando esta tradição para os mais jovens.

Entrevistador: Qual a principal mensagem levada por vocês até os moradores?
Entrevistado: Passar a História do nascimento de Jesus para que ele nasça de novo no coração da gente. Acho que as famílias têm que preocupar mais com o nascimento de Jesus que é a festa principal.


Ritápolis, 04/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário