domingo, 29 de setembro de 2013

Reflexão Semanal




Dia 29 de setembro
26º Domingo do Tempo Comum.
Ev (Lc 16, 19-31).
“Havia um homem rico que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, estava no chão, à porta do rico”. (Lc 16, 19-20).
No discipulado de Jesus Cristo as parábolas são para nos ensinar e para nos levar a um compromisso de mudanças em atitudes que estejam erradas em nós. Neste domingo São Lucas narra a história do pobre Lázaro e do homem rico e avarento. A lição de Jesus a partir desta história é profundamente significativa para nós hoje também. Enquanto o rico ...
... esbanja seu dinheiro com muitas festas e banquetes, Lázaro passa necessidade, sentado à porta da casa do rico. Morrem ambos. Lázaro é acolhido pelo pai Abraão para a recompensa eterna. O rico vai para o castigo eterno. A pobreza e a humilhação de Lázaro lhe valeram a justiça de Deus. A condenação ao sofrimento eterno do rico igualmente correspondeu àquilo que não soube praticar enquanto estava vivo. Não fez o bem!
Tendo bens, devemos sempre praticar a justiça. É o projeto de Deus: que todos possam ter uma vida digna! No entanto, sabemos que a pessoa que é rica, avarenta, infelizmente se torna de olhos e coração fechados na prática do bem. Quem vive para o dinheiro, torna-se duro, isolado, com receio de ser roubado ou molestado pelos mais pobres. Nosso mundo de hoje é excessivamente apelativo para o consumismo. Vale mais aquele que tem mais.
Devemos cuidar para que os pobres não continuem morrendo nas portas de nossas casas. Há muito esperdício em nossas mesas enquanto muitos não têm com que se alimentar. Os contrastes são grandes. E para o discípulo-missionário que deseja ter uma vida conseqüente com aquilo que aprende de Jesus, será sempre necessário estar aberto à partilha, à solidariedade e à luta por um mundo mais justo e fraterno.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.   
Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário