domingo, 18 de agosto de 2013

Refelexão Semanal

Dia 18 de agosto
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora 
Ev. (Lc 1, 39-56).
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” ( Lc 1, 42).

Celebrando a gloriosa Assunção da Virgem Maria ao céu de corpo e alma, a proposta para nós neste terceiro domingo do mês é que reflitamos sobre a vocação à Vida Consagrada na Igreja. Como entender esta vocação na vivência eclesial? Há homens e mulheres que se sentem chamados a um seguimento de Jesus Cristo segundo um estilo de vida que levou pessoas a ideais muito nobres. E estes ideais ficaram como que propostas para outros e foram aprovados pela Igreja.
Assim nós temos as várias Congregações ou Ordens Religiosas na Igreja, que constituem a Vida Consagrada. Assim por exemplo, as Irmãs Carmelitas, as Irmãs Salesianas, as Irmãs de Nossa Senhora da Piedade, as Irmãs Concepcionistas, as Irmãs Mercedárias, as Irmãs Camilianas, os Salesianos, os Franciscanos, os Dehonianos. Isto só para falar sobre aqueles que são mais conhecidos em nossa Diocese. Homens e mulheres que consagram a Deus a sua vida, seus dons, seus ideais por acreditar que vale a pena o compromisso pela implantação do  Reino de Deus nas realidades em que vivemos.
Celebrando a Assunção da Virgem Maria ao céu, queremos entender que Maria foi preservada da morte terrena como um privilégio por ter sido a Mãe de Jesus Cristo. Criatura bendita entre todas as mulheres e por isso merecedora deste privilégio, que para nós católicos se constitui em dogma de fé. Que ela seja para nós, em realidades tão adversas do mundo de hoje, exemplo de entrega e doação naquilo que fizermos por nossa fé na pessoa de Jesus Cristo. 
Seria bom que nesta semana fizéssemos uma visita a alguma Comunidade de Religiosos ou Religiosas de nossa Diocese. São várias! Conhecer a vida de homens e mulheres que escolheram esta vocação na Igreja. Perguntar o porquê de suas escolhas e quais são seus carismas de congregação. Tenho a certeza de que eles e elas ficariam muito felizes em compartilhar suas experiências!

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano  
Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário