sábado, 24 de agosto de 2013

Reflexão Semanal



21º Domingo do Tempo Comum
Ev (Lc 13, 22-30).
“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita, porque muitos tentarão entrar e não conseguirão.” (Lc 13, 24).

No quarto domingo do mês refletimos sobre a Vocação dos Cristãos Leigos na Igreja, mas destacando de modo muito especial a Vocação dos Catequistas. Meu reconhecimento e gratidão as centenas de catequistas que em nossa Diocese dedicam com alegria e competência a esta atividade pastoral e evangelizadora na Igreja. Há catequistas jovens, há catequistas adultos, como também alguns e ...
... algumas com muita idade! A grande maioria é constituída por mulheres! São pacientes com as crianças, com os jovens e adultos. Catequizar é a transmissão da fé aos pequeninos, aos jovens e adultos. Neste ano da Fé há uma insistência por parte da Igreja para que as pessoas levem com muita seriedade todo o itinerário da Iniciação Cristã, procurando se responsabilizar por amadurecer em sua fé. A catequese dá seu contributo para isto. Conhecer mais Jesus e seus ensinamentos e vivê-los com coerência e convicção!
Na passagem do evangelho do domingo Jesus fala da seriedade com que devemos viver as verdades da fé. Ser cristão é motivo de alegria para nós, mas também exige a nossa seriedade. É assim que entendemos a mensagem de Jesus ao dizer que para se conquistar o céu ou a recompensa eterna, o caminho é pela porta estreita. As dificuldades, as cruzes do dia-a-dia não nos devem desanimar. Pelo contrário, é vencendo desafios que iremos sempre mais nos identificar com Jesus Cristo.
Faço uma proposta a você. Caso ainda não seja um catequista ou uma catequista em sua Comunidade, procure hoje mesmo o Coordenador ou Coordenadora da Catequese e se apresente para realizar esta missão. Nossa Igreja necessita sempre mais de catequistas. E há muitas pessoas capazes de realizar esta missão. Às vezes você pode sentir-se inseguro ou insegura, mas para isto há os encontros e a formação de catequistas em nossas Paróquias. Se você tem seus filhos na catequese da Comunidade, procure se interessar mais ainda por esta pastoral, acompanhando seus filhos e conhecendo as pessoas que realizam esta missão.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.
Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário