sábado, 10 de novembro de 2012

Reflexão Semanal



Dia 11 de Novembro
32° Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 12, 38-44).
“Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela na sua pobreza ofereceu tudo aquilo que possuía para viver” (Mc 12, 44).


Nesta passagem do Evangelho Jesus contrapõe as atitudes dos Doutores da Lei com a postura de generosidade de uma senhora viúva que pouco possuía, mas soube depositar sua única moeda no cofre do Templo. Os Doutores da Lei conheciam os ensinamentos da Lei, mas suas condutas não correspondiam com ...
... a inspiração da Lei. Pareciam ser desonestos e aproveitadores. Por isso a aplicação do ensinamento de Jesus, mostrando que a viúva era generosa e desapegada.
A generosidade que Jesus aprecia é uma atitude radical, porque a pessoa se priva até do necessário; como também gratuita, porque não pede nada de volta. Assim se portou o próprio Filho de Deus, que se entregou generosamente e com radicalidade para a salvação da humanidade. Ele não pôs condições diante do Pai se deveria morrer pelos santos e justos, mas se despojou totalmente de seus direitos e na cruz deu sua vida para o resgate de todos.
Na observância dos Mandamentos da Lei de Deus será sempre necessário verificarmos se nossa prática moral condiz com aquilo que conhecemos e nos foi ensinado pela doutrina da Igreja. A observância coerente da Lei de Deus nos leva à verdadeira liberdade interior, onde tudo pode se tornar leve por termos um coração generoso e sem medidas para amar.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário